Variável
Uma variável de um programa parece com um “vocabulário” no papel antes de ser mencionada. O “vocabulário” é um identificador declarado por um programador.
Na verdade, uma variável é um endereço mnemônico de um pedaço da memória, o qual pode ser utilizado para guardar dados para atender uma computação.
A declaração “mensagem = “Hello World!” na linha 12 é uma “frase”, o qual é chamado de declaração na programação. Uma declaração é formada por comandos e dados.
O comando é o sinal “=” significa atribuição de valor que está do lado direito da variável “mensagem”, que está à esquerda.
Essa declaração é chamada de uma “declaração de assinatura”. Além disso, toda variável tem dois valores associados com ela. Quando a variável aparece à esquerda do sinal “=”, significa a locação do endereço da memória.
Considerando o fato que diferentes dados requerem diferentes tamanhos da locação da memória, toda variável precisa ter um tipo associado. Consequentemente, se utilizarmos uma variável que guarda o valor “peso”, nós podemos declarar como um tipo de int (inteiro) ou double como segue:
Private int peso;
Peso = 123;
Ou
private double peso;
peso = 123.45;
Diferentes tipos de dados alocam diferentes tamanhos de locação de memória para guardar diferentes tamanhos de valores. Claro, o tipo de dado tem o suporte da checagem, que significa que o mesmo tipo de dado é permitido aparecer nos dois lados de uma declaração assinada.
Globalmente Java classificam dois tipos de dados. Um é chamado “primitivo” que referencia a dados reais, tais como: int, double, char, e assim por diante. O outro tipo é chamado como “referência”, esse tipo de dado é utilizado para guardar endereços na memória que guarda um objeto.
No ebook Aprendendo Java para Certificação Java há uma parte falando sobre variáveis primitivas.
Caso queira baixar o ebook acesse aqui.
O Programa é um Processo
Quando um código executável de um programa é carregado para dentro da memória principal para se executada, o programa torna-se um “processo”. Um processo ocupa um endereço na memória principal.
O espaço de endereço consiste em três seções de código, dados e heap. Os dados com o tipo primitivo são alocados na seção dados, e os dados com a referência de dados estão alocados na seção heap.
Por exemplo, a variável “mensagem” no projeto HelloWorld tem o tipo String. Aqui, “String” referencia-se a classe String que está embutida na APIs da linguagem Java.
Sendo “String” uma classe, a palavra “Hello World!” é um objeto, o qual está guardada no “heap”. Portanto, a variável “mensagem” não guarda o valor real da palavra, mas também o endereço do objeto.
Resumindo, variáveis do tipo primitivo guardam o valor real, mas variáveis de referência guardam endereços na memória para referenciar outras locações na seção heap que guarda um objeto.
Além disso, as duas declarações assinadas significam que a primeira declaração assinada, o endereço de memória da palavra “Hello World!” para a variável mensagem.
Depois, a segunda declaração assinada da memória é relacionada a outra variável outraString, ambas têm o mesmo endereço de referência e a mesma frase.
String mensagem = “Hello World!”;
String outraString = mensagem;
Na variável “mensagem” refere-se a frase “Hello World!”, a declaração “System.out.println(mensagem);” salva a função para mostrar o dado “Hello World!” na tela.
Fonte: Learning Java with Games
Deixe um comentário