Variáveis não são apenas diferentes tipos de dados, mas também tem atuações diferentes. As atuações diferentes são chamadas de “variáveis de escopo”. O escopo de uma variável significa até onde essa variável tem atuação, o qual é descrito no seu modificador e no contexto do código.
Por exemplo, a variável “mensagem” é declarada dentro da classe HelloWorld e seu acesso modificador é “private”. Isso significa que a variável “mensagem” tem atuação no início da classe HelloWorld (abertura da chave ({)) e termina no fim da classe (fechamento da chave (})).
Variável é um “pedaço da memória”, mas na verdade classe ou método também está dentro dessa memória. Quando a execução da classe termina, a memória alocada para classe é liberada, e mais tarde o garbage collection irá “apagar” da memória.
Similarmente, se uma variável local é declarada dentro de um método, então a atuação dessa variável será dentro do método, a atuação da variável também é chamada de escopo da variável.
A variável dentro do método tem o seu escopo no início do método e tem o seu fim no fim do método. Fim e início é a abertura e fechamento de chaves no método. Esses tipos de variáveis também são chamadas de variáveis dinâmicas.
Uma variável dinâmica só tem atuação dentro do seu escopo, uma variável que tentar acesso fora do seu escopo irá gerar um erro de compilação.
No ebook Aprendendo Java para Certificação Java há uma parte falando sobre escopo de variáveis e garbage collection.
Caso queira baixar o ebook acesse aqui.
Fonte: Learning Java with Games
Deixe um comentário