A linguagem de programação chamada de Oak (carvalho) foi criada pelo chefe do projeto James Gosling. A explicação da origem do nome foi que enquanto pensava numa estrutura de diretórios para a linguagem, observava pela janela um carvalho. Mas esse nome já estava registrado, então o nome acabou surgindo na cafeteria local da cidade onde tomavam café. “Java”, pois era o nome da terra de origem do café, que os programadores da equipe apreciavam nessa cafeteria, por isso que a logo do Java é um café.
A primeira invenção desta equipe foi o *7 (StarSeven), um controle remoto com interface touchscreen, o aparelho tinha um “mascote” que ensinava o usuário a utilizar o controle. Um dos desenvolvedores do controle nomeou a linguagem de programação de Oak, o nome de uma árvore. Este controle foi um antecessor da ideia de interação digital, que esta presente nos televisores digitais atualmente, infelizmente a tecnologia da época não estava preparada para tamanho avanço.
Nesta época, a internet estava ficando cada vez mais popular, e a equipe do Green Project começou a pensar em aplicações para o Oak na internet, onde a palavra chave é interação. Eles conseguiram adaptar a linguagem Oak para a internet, e em 1995 foi lançado o Java, que era uma versão atualizada do Oak para a internet.
Links
https://www.devmedia.com.br/java-historia-e-principais-conceitos/25178
Deixe um comentário