A classe XmasCard.java não é uma classe que já vem com a API do Java, mas sim definida pelo programador. Isso é chamada classe definida pelo usuário (user-defined class).
Além da classe XmasCard.java, o projeto precisa de uma classe main. A classe main apenas instância um objeto da classe XmasCard.java e invoca os métodos que esse objeto possui.
Para modelar e implementar a classe XmasCard.java, vamos fazer dois passos. O primeiro passo é modelar o stage para o cartão. E isto significa, fazer um “pseudo código” ou “caso de uso”.
Esse passo nos dá a chance de ter um brainstorm e uma análise com o time de trabalho para sintetizar ideias e estilos diferentes. Depois, entramos no segundo passo, que é pegar o pseudo código e implementar com a linguagem Java, ou seja, pegar o que está escrito no nosso idioma e passar para a linguagem de programação.
Vamos descrever o pseudo código da classe XmasCard.java.
1. O usuário que vai enviar o cartão, digita o nome para quem será enviado o cartão.
2. A mensagem é um hard coded e tem a seguinte mensagem: Feliz Natal e ano novo!!!”
3. O usuário que vai enviar o cartão, digita o seu nome.
4. O cartão completo é mostrado na tela em três linhas.
Agora vamos fazer a programação.
Código da classe XmasCard.
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import javax.swing.JOptionPane; public class XmasCard{ private String destinatario; private String mensagem; private String remetente; public XmasCard(){ iniciarCartao(); } private void iniciarCartao(){ destinatario = JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do destinatário: "); mensagem = "Feliz Natal e ano novo!!!"; remetente = JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do remetente: "); } public void imprimirCartao(){ System.out.println(destinatario+"\n"); System.out.println(mensagem+"\n"); System.out.println(remetente); } } |
Código do PrintXmasCard.
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public class PrintXmasCard{ private static XmasCard umCartao; public static void main(String[] args){ umCartao = new XmasCard(); umCartao.imprimirCartao(); } } |
Executando o programa.
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Entrada e Saída de Dados no Modo Gráfico
Fonte: Learning Java with Games
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