Linear gradients requer dois ou mais cores, chamados Stops. Um gradient stop consiste em uma cor e um offset entre 0 e 1. Esses offsets especificam o lugar e a taxa de cor do gradiente. A proporção de sombreamento do cálculo do gradiente vem de uma cor do stop para a seguinte.
Por exemplo, usamos três cores de Stops: Color.DODGERBLUE, Color.LIGHTBLUE e Color.GREEN. O primeiro stop irá ter um offset 0, o segundo offset .5 e o terceiro 1.0.
Stop[] stops = new Stop[] {new Stop(0, Color.DODGERBLUE), new Stop(0.5, Color.LIGHTBLUE), new Stop(1.0, Color.LIGHTGREEN)};
O construtor LinearGradient especifica o eixo x seguido do eixo y. No exemplo a seguir linear gradient tem uma constante no eixo x mas varia no eixo y. Isso é chamado de vertical gradient.
//x começa = 0, y começa = 0, x termina = 0, y termina = 1
LinearGradient gradient = new LinearGradient(0, 0, 0, 1, true, CycleMethod.NO_CYCLE, stops);
Boolean true indica o alongamento do gradiente através do shape (onde 0 e 1 são proporcionais ao shape), e NO_CYCLE significa que o padrão não repete. Boolean false indica que o x e y do gradiente são relativos ao sistema de coordenada do elemento pai.
Para fazer um gradiente horizontal, especifica um espaçamento para eixos x e y.
//x começa = 0, y começa = 0, x termina = 1, y termina = 0
LinearGradient gradient = new LinearGradient(0, 0, 1, 0, true, CycleMethod.NO_CYCLE, stops);
Outras combinações deixam você especificar diagonal gradients ou reverse gradients, onde as cores aparecem na ordem oposta.
Fonte: The Definitive Guide to Modern Java Clients with JavaFX
Deixe um comentário