A Classe Math Parte 8

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Michel Adriano Medeiros
em 09/05/2020

negateExact​(long a)

negateExact​(long a) – Retorna a negação do argumento, lançando uma exceção se o resultado exceder um tempo.

public static long negateExact​(long a) – Retorna a negação do argumento, lançando uma exceção se o resultado exceder um tempo. O estouro ocorre apenas para o valor mínimo.

Parâmetros:

a – o valor a negar

Retornos:

o resultado

Lançamentos:

ArithmeticException – se o resultado exceder um longo

Esse método existe desde a versão 1.8.

Fonte do site: https://www.javatpoint.com/java-math-negateexact-method

  1. public class NegateExactExample2  
  2. {  
  3.     public static void main(String[] args)   
  4.     {  
  5.         long a = -830;  
  6.         // Input -a, Output a  
  7.         System.out.println(Math.negateExact(a));  
  8.     }  
  9. }  

nextAfter​(double start, double direction)

nextAfter​(double start, double direction) – Retorna o número de ponto flutuante adjacente ao primeiro argumento na direção do segundo argumento.

public static double nextAfter​(double start, double direction) – Retorna o número de ponto flutuante adjacente ao primeiro argumento na direção do segundo argumento. Se ambos os argumentos forem comparados como iguais, o segundo argumento será retornado.

Casos especiais:

  • Se um dos argumentos for um NaN, o NaN será retornado.
  • Se ambos os argumentos tiverem zeros assinados, a direção será retornada inalterada (conforme implícito no requisito de retornar o segundo argumento se os argumentos forem comparados como iguais).
  • Se o início for ± Double.MIN_VALUE e a direção tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude menor, será retornado um zero com o mesmo sinal do início.
  • Se o início for infinito e a direção tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude menor, será retornado Double.MAX_VALUE com o mesmo sinal que o início.
  • Se start for igual a ± Double.MAX_VALUE e direction tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude maior, será retornado um infinito com o mesmo sinal de start.

Parâmetros:

start – iniciando o valor do ponto flutuante
direction – valor que indica quais vizinhos ou start de start devem ser retornados

Retornos:

O número de ponto flutuante adjacente ao início na direção da direção.

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_nextafter_double.htm

Live Demo

nextAfter​(float start, double direction)

nextAfter​(float start, double direction) – Retorna o número de ponto flutuante adjacente ao primeiro argumento na direção do segundo argumento.

public static float nextAfter​(float start, double direction) – Retorna o número de ponto flutuante adjacente ao primeiro argumento na direção do segundo argumento. Se os dois argumentos forem comparados como iguais, um valor equivalente ao segundo argumento será retornado.

Casos especiais:

  • Se um dos argumentos for um NaN, o NaN será retornado.
  • Se ambos os argumentos forem zeros assinados, um valor equivalente à direção será retornado.
  • Se o início for ± Float.MIN_VALUE e a direção tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude menor, será retornado um zero com o mesmo sinal do início.
  • Se o início for infinito e a direção tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude menor, retornará Float.MAX_VALUE com o mesmo sinal que o início.
  • Se start for igual a ± Float.MAX_VALUE e direction tiver um valor tal que o resultado deva ter uma magnitude maior, será retornado um infinito com o mesmo sinal que start.

Parâmetros:

start – iniciando o valor do ponto flutuante
direction – valor que indica quais vizinhos ou start de start devem ser retornados

Retornos:

O número de ponto flutuante adjacente ao início na direção da direção.

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_nextafter_float.htm

nextDown​(double d)

nextDown​(double d) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a d na direção do infinito negativo.

public static double nextDown​(double d) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a d na direção do infinito negativo. Este método é semanticamente equivalente a nextAfter (d, Double.NEGATIVE_INFINITY); no entanto, uma implementação nextDown pode ser executada mais rapidamente que sua chamada nextAfter equivalente.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for infinito negativo, o resultado será infinito negativo.
  • Se o argumento for zero, o resultado será -Double.MIN_VALUE

Parâmetros:

d – iniciando o valor do ponto flutuante

Retornos:

O valor do ponto flutuante adjacente mais próximo do infinito negativo.

Esse método existe desde a versão 1.8.

Fonte do código: https://www.geeksforgeeks.org/java-math-nextdown-method-examples/

nextDown​(float f)

nextDown​(float f) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a f na direção do infinito negativo.

public static float nextDown​(float f) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a f na direção do infinito negativo. Este método é semanticamente equivalente a nextAfter (f, Float.NEGATIVE_INFINITY); no entanto, uma implementação nextDown pode ser executada mais rapidamente que sua chamada nextAfter equivalente.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for infinito negativo, o resultado será infinito negativo.
  • Se o argumento for zero, o resultado será -Float.MIN_VALUE

Parâmetros:

f – iniciando o valor do ponto flutuante

Retornos:

O valor do ponto flutuante adjacente mais próximo do infinito negativo.

Esse método existe desde a versão 1.8.

Fonte do código: https://www.geeksforgeeks.org/java-math-nextdown-method-examples/

nextUp​(double d)

nextUp​(double d) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a d na direção do infinito positivo.

public static double nextUp​(double d) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a d na direção do infinito positivo. Este método é semanticamente equivalente a nextAfter (d, Double.POSITIVE_INFINITY); no entanto, uma implementação nextUp pode ser executada mais rapidamente que sua chamada nextAfter equivalente.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for infinito positivo, o resultado será infinito positivo.
  • Se o argumento for zero, o resultado será Double.MIN_VALUE

Parâmetros:

d – iniciando o valor do ponto flutuante

Retornos:

O valor do ponto flutuante adjacente mais próximo do infinito positivo.

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_nextup_double.htm

nextUp​(float f)

nextUp​(float f) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a f na direção do infinito positivo.

public static float nextUp​(float f) – Retorna o valor do ponto flutuante adjacente a f na direção do infinito positivo. Este método é semanticamente equivalente a nextAfter (f, Float.POSITIVE_INFINITY); no entanto, uma implementação nextUp pode ser executada mais rapidamente que sua chamada nextAfter equivalente.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for infinito positivo, o resultado será infinito positivo.
  • Se o argumento for zero, o resultado será Float.MIN_VALUE

Parâmetros:

f – iniciando o valor do ponto flutuante

Retornos:

O valor do ponto flutuante adjacente mais próximo do infinito positivo.

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_nextup_float.htm

pow​(double a, double b)

pow​(double a, double b) – Retorna o valor do primeiro argumento elevado ao poder do segundo argumento.

public static double pow​(double a, double b) – Retorna o valor do primeiro argumento elevado ao poder do segundo argumento. Casos especiais:

  • Se o segundo argumento for zero positivo ou negativo, o resultado será 1,0.
  • Se o segundo argumento for 1.0, o resultado será o mesmo que o primeiro argumento.
  • Se o segundo argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o primeiro argumento for NaN e o segundo argumento for diferente de zero, o resultado será NaN.
  • E se
  • o valor absoluto do primeiro argumento é maior que 1 e o segundo argumento é infinito positivo, ou
  • o valor absoluto do primeiro argumento é menor que 1 e o segundo argumento é infinito negativo,
  • então o resultado é infinito positivo.
  • E se
  • o valor absoluto do primeiro argumento é maior que 1 e o segundo argumento é infinito negativo, ou
  • o valor absoluto do primeiro argumento é menor que 1 e o segundo argumento é infinito positivo,
  • então o resultado é zero positivo.
  • Se o valor absoluto do primeiro argumento for igual a 1 e o segundo argumento for infinito, o resultado será NaN.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero positivo e o segundo argumento é maior que zero, ou
  • o primeiro argumento é infinito positivo e o segundo argumento é menor que zero,
  • então o resultado é zero positivo.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero positivo e o segundo argumento é menor que zero, ou
  • o primeiro argumento é infinito positivo e o segundo argumento é maior que zero,
  • então o resultado é infinito positivo.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero negativo e o segundo argumento é maior que zero, mas não um número inteiro ímpar finito, ou
  • o primeiro argumento é infinito negativo e o segundo argumento é menor que zero, mas não um número inteiro ímpar finito,
  • então o resultado é zero positivo.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero negativo e o segundo argumento é um número inteiro ímpar finito positivo, ou
  • o primeiro argumento é infinito negativo e o segundo argumento é um número inteiro ímpar finito negativo,
  • então o resultado é zero negativo.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero negativo e o segundo argumento é menor que zero, mas não um número inteiro ímpar finito, ou
  • o primeiro argumento é infinito negativo e o segundo argumento é maior que zero, mas não um número inteiro ímpar finito,
  • então o resultado é infinito positivo.
  • E se
  • o primeiro argumento é zero negativo e o segundo argumento é um número inteiro ímpar finito negativo, ou
  • o primeiro argumento é infinito negativo e o segundo argumento é um número inteiro ímpar finito positivo,
  • então o resultado é infinito negativo.
  • Se o primeiro argumento for finito e menor que zero
  • se o segundo argumento for um número inteiro par finito, o resultado será igual ao resultado do aumento do valor absoluto do primeiro argumento à potência do segundo argumento
  • se o segundo argumento for um número inteiro ímpar finito, o resultado será igual ao negativo do resultado do aumento do valor absoluto do primeiro argumento à potência do segundo argumento
  • se o segundo argumento for finito e não um número inteiro, o resultado será NaN.
  • Se os dois argumentos forem números inteiros, o resultado será exatamente igual ao resultado matemático de elevar o primeiro argumento à potência do segundo argumento, se esse resultado puder de fato ser representado exatamente como um valor duplo.

(Nas descrições anteriores, um valor de ponto flutuante é considerado um número inteiro se e somente se for finito e um ponto fixo do teto do método ou, equivalentemente, um ponto fixo do piso do método. Um valor é um ponto fixo de um método de um argumento, se e somente se o resultado da aplicação do método ao valor for igual ao valor.)

O resultado calculado deve estar dentro de 1 ulp do resultado exato. Os resultados devem ser semi-monotônicos.

Parâmetros:

a – a base.
b – o expoente.

Retornos:

o valor ab.

Fonte do código: https://javatutorialhq.com/java/lang/math-class-tutorial-2/pow-method-example/

random()

random() – Retorna um valor duplo com um sinal positivo, maior ou igual a 0,0 e menor que 1,0.

public static double random() – Retorna um valor duplo com um sinal positivo, maior ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Os valores retornados são escolhidos pseudo-aleatoriamente com (aproximadamente) distribuição uniforme desse intervalo.

Quando esse método é chamado pela primeira vez, ele cria um único novo gerador de números pseudo-aleatórios, exatamente como se fosse pela expressão

new java.util.Random()

Esse novo gerador de número pseudo-aleatório é usado posteriormente para todas as chamadas para esse método e não é usado em nenhum outro lugar.

Este método está sincronizado corretamente para permitir o uso correto por mais de um thread. No entanto, se muitos encadeamentos precisarem gerar números pseudo-aleatórios a uma grande velocidade, isso poderá reduzir a contenção de cada encadeamento para ter seu próprio gerador de número pseudo-aleatório.

Notas da API:

Como o maior valor duplo menor que 1,0 é Math.nextDown (1.0), um valor x no intervalo fechado [x1, x2] onde x1 <= x2 pode ser definido pelas instruções

Retornos:

um pseudoaleatório duplo maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0.

Veja também:

nextDown(double)Random.nextDouble()

Fonte do código: http://www.bosontreinamentos.com.br/java/como-gerar-numeros-aleatorios-em-java-com-java-util-random-e-math-random/

Fonte: https://docs.oracle.com/en/java/javase/14/docs/api/java.base/java/lang/Math.html

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro