A Classe Math Parte 9

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Michel Adriano Medeiros
em 10/05/2020

rint​(double a)

rint​(double a) – Retorna o valor duplo que tem o valor mais próximo do argumento e é igual a um número inteiro matemático.

public static double rint​(double a) – Retorna o valor duplo que tem o valor mais próximo do argumento e é igual a um número inteiro matemático. Se dois valores duplos que são números matemáticos estão igualmente próximos, o resultado é o valor inteiro que é par. Casos especiais:

  • Se o valor do argumento já for igual a um número inteiro matemático, o resultado será o mesmo que o argumento.
  • Se o argumento for NaN ou um infinito ou zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.

Parâmetros:

a – um valor duplo.

Retornos:

o valor do ponto flutuante mais próximo de um igual a um número inteiro matemático.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_rint.htm

round​(double a)

round​(double a) – Retorna o tempo mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.

public static long round​(double a) – Retorna o tempo mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será 0.
  • Se o argumento for infinito negativo ou qualquer valor menor ou igual ao valor de Long.MIN_VALUE, o resultado será igual ao valor de Long.MIN_VALUE.
  • Se o argumento for infinito positivo ou qualquer valor maior ou igual ao valor de Long.MAX_VALUE, o resultado será igual ao valor de Long.MAX_VALUE.

Parâmetros:

a – um valor de ponto flutuante a ser arredondado para um longo.

Retornos:

o valor do argumento arredondado para o valor longo mais próximo.

Veja também:

Long.MAX_VALUELong.MIN_VALUE

Fonte do código: https://stackoverflow.com/questions/2808535/round-a-double-to-2-decimal-places

round​(float a)

round​(float a) – Retorna o int mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.

public static int round​(float a) – Retorna o int mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será 0.
  • Se o argumento for infinito negativo ou qualquer valor menor ou igual ao valor de Integer.MIN_VALUE, o resultado será igual ao valor de Integer.MIN_VALUE.
  • Se o argumento for infinito positivo ou qualquer valor maior ou igual ao valor de Integer.MAX_VALUE, o resultado será igual ao valor de Integer.MAX_VALUE.

Parâmetros:

a – um valor de ponto flutuante a ser arredondado para um número inteiro.

Retornos:

o valor do argumento arredondado para o valor int mais próximo.

Veja também:

Integer.MAX_VALUEInteger.MIN_VALUE

Fonte do código: https://stackoverflow.com/questions/8911356/whats-the-best-practice-to-round-a-float-to-2-decimals

scalb​(double d, int scaleFactor)

scalb​(double d, int scaleFactor) – Retorna d × 2scaleFactor arredondado como se realizado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores duplos.

public static double scalb​(double d, int scaleFactor) – Retorna d × 2scaleFactor arredondado como se realizado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores duplos. Consulte o Java Language Specification para obter uma discussão sobre conjuntos de valores de ponto flutuante. Se o expoente do resultado estiver entre Double.MIN_EXPONENT e Double.MAX_EXPONENT, a resposta será calculada exatamente. Se o expoente do resultado for maior que Double.MAX_EXPONENT, um infinito será retornado. Observe que, se o resultado for subnormal, a precisão pode ser perdida; ou seja, quando scalb (x, n) é subnormal, scalb (scalb (x, n), -n) pode não ser igual a x. Quando o resultado é não NaN, o resultado tem o mesmo sinal que d.

Casos especiais:

  • Se o primeiro argumento for NaN, NaN será retornado.
  • Se o primeiro argumento for infinito, será retornado um infinito do mesmo sinal.
  • Se o primeiro argumento for zero, um zero do mesmo sinal será retornado.

Parâmetros:

d – número a ser escalado por uma potência de dois.
scaleFactor – potência de 2 usada para dimensionar d

Retornos:

d × 2scaleFactor

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_scalb_double.htm

scalb​(float f, int scaleFactor)

scalb​(float f, int scaleFactor) – Retorna f × 2scaleFactor arredondado como se executado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores flutuantes.

public static float scalb​(float f, int scaleFactor) – Retorna f × 2scaleFactor arredondado como se executado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores flutuantes. Consulte o Java Language Specification para obter uma discussão sobre conjuntos de valores de ponto flutuante. Se o expoente do resultado estiver entre Float.MIN_EXPONENT e Float.MAX_EXPONENT, a resposta será calculada exatamente. Se o expoente do resultado for maior que Float.MAX_EXPONENT, um infinito será retornado. Observe que, se o resultado for subnormal, a precisão pode ser perdida; ou seja, quando scalb (x, n) é subnormal, scalb (scalb (x, n), -n) pode não ser igual a x. Quando o resultado é não NaN, o resultado tem o mesmo sinal que f.

Casos especiais:

  • Se o primeiro argumento for NaN, NaN será retornado.
  • Se o primeiro argumento for infinito, será retornado um infinito do mesmo sinal.
  • Se o primeiro argumento for zero, um zero do mesmo sinal será retornado.

Parâmetros:

f – número a ser escalado por uma potência de dois.
scaleFactor – potência de 2 usada para escalar f

Retornos:

f × 2scaleFactor

Esse método existe desde a versão 1.6.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/strictmath_scalb_float.htm

signum​(double d)

signum​(double d) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1,0 se o argumento for maior que zero, -1,0 se o argumento for menor que zero.

public static double signum​(double d) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1,0 se o argumento for maior que zero, -1,0 se o argumento for menor que zero.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.

Parâmetros:

d – o valor de ponto flutuante cujo signum deve ser retornado

Retornos:

a função signum do argumento

Esse método existe desde a versão 1.5.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_signum_double.htm

signum​(float f)

signum​(float f) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1.0f se o argumento for maior que zero, -1.0f se o argumento for menor que zero.

public static float signum​(float f) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1.0f se o argumento for maior que zero, -1.0f se o argumento for menor que zero.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.

Parâmetros:

f – o valor de ponto flutuante cujo signum deve ser retornado

Retornos:

a função signum do argumento

Esse método existe desde a versão 1.5.

Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_signum_float.htm

sin​(double a)

sin​(double a) – Retorna o seno trigonométrico de um ângulo.

public static double sin​(double a) – Retorna o seno trigonométrico de um ângulo. Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN ou um infinito, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for zero, o resultado será zero com o mesmo sinal que o argumento.

O resultado calculado deve estar dentro de 1 ulp do resultado exato. Os resultados devem ser semi-monotônicos.

Parâmetros:

a – um ângulo, em radianos.

Retornos:

o seno do argumento.

Fonte do código: https://www.technicalkeeda.com/java-tutorials/java-math-sin-double-method-example

  1. package com.technicalkeeda;
  2.  
  3. public class App {
  4.  
  5. public static void main(String[] args) {
  6.  
  7. double firstValue = 1.0;
  8. double secondValue = 0.0;
  9.  
  10. double result1 = Math.sin(firstValue);
  11. double result2 = Math.sin(secondValue);
  12.  
  13. System.out.println(“The sine value of firstValue :- ” + result1);
  14. System.out.println(“The sine value of secondValue :- ” + result2);
  15. }
  16. }

sinh​(double x)

sinh​(double x) – Retorna o seno hiperbólico de um valor duplo.

public static double sinh​(double x) – Retorna o seno hiperbólico de um valor duplo. O seno hiperbólico de x é definido como (ex – e-x) / 2 onde e é o número de Euler.

Casos especiais:

  • Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
  • Se o argumento for infinito, o resultado será um infinito com o mesmo sinal que o argumento.
  • Se o argumento for zero, o resultado será zero com o mesmo sinal que o argumento.

O resultado calculado deve estar a 2,5 ulps do resultado exato.

Parâmetros:

x – O número cujo seno hiperbólico deve ser retornado.

Retornos:

O seno hiperbólico de x.

Esse método existe desde a versão 1.5.

Código da fonte: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_sinh.htm

Fonte: https://docs.oracle.com/en/java/javase/14/docs/api/java.base/java/lang/Math.html

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