Se a condição de declaração “if, else if, else” refere-se com um inteiro ou um char, ela pode ser substituída pela a declaração “switch”.
Nosso exemplo anterior:
If((férias <= 10 dias) && (férias >= 6)){
Eu vou para São Paulo;
}else if((férias <= 5 dias) && (férias >= 3 dias)){
Eu vou para Piracicaba;
}else if(férias <= 2 dias){
Eu vou ficar em casa;
}
Pode ser substituído por switch.
switch(férias){
case 10:
System.out.println(“Eu vou para São Paulo);
break;
case 5:
System.out.println(“Eu vou para Piracicaba);
break;
default:
System.out.println(“Eu vou ficar em casa);
break;
}
Contudo, esse exemplo com switch não cobre todas as possibilidades como o if o faz. Ele só trata os dias 10 e 5, os outros dias como o 9 não é mencionado. Então poderíamos fazer assim:
switch(férias){
case 10:
case 9:
case 8:
case 7:
case 6:
System.out.println(“Eu vou para São Paulo);
break;
case 5:
case 4:
case 3:
System.out.println(“Eu vou para Piracicaba);
break;
case 2:
case 1:
System.out.println(“Eu vou ficar em casa);
break;
}
Pode-se notar que o switch é legal utilizar quando tem ações específicas para cada caso, caso contrário o melhor é o if e if else.
A palavra break precisa ser adicionada para que o programa saiba que deve parar quando chegar nela. Se não tiver o break todos os casos serão executados.
Fonte: Learning Java with Games
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