Já vimos a declaração “while”. Assumimos que se eu tiver 10 dias de férias irei para São Paulo. Eu gostaria de ter um alarme que emitisse um som todos os dias por 10 dias. Em código fica como?
int dia = 1;
while(dia <= 10){
Alarme sons;
dia = dia + 1;
}
A variável dia é inicializada pelo valor 1, indicando o primeiro dia. A condição (dia <= 10) é verdadeira porque (1 < 10).
Depois que o som do alarme tocar o dia é incrementado de mais 1 no valor, indicando o segundo dia.
Quando o dia chegar no valor 10 (10 ==10) ainda é verdadeiro, o alarme irá tocar e assim o dia será acrescido de mais 1. Sendo assim, a condição ficará (11 <= 10) e se tornará falsa. Agora o laço do while terminou.
Vamos analisar o “while”, precisamos de três declarações:
- Condição de inicialização
- Condição de checagem
- Condição da troca da declaração
Entre todas as condições a troca da declaração é especialmente importante. Se nós esquecermos da troca da declaração “day = day + 1” o laço ficará executando para sempre, isso é chamado de loop infinito.
Para evitar o possível loop infinito o “for” foi inventado.
for(int dia = 1; dia <= 10; dia++){
Alarme sons;
}
Podemos ver que o “for” possui as três declarações: as condições de inicialização, checagem e troca, e tudo em apenas uma linha. Claramente, ambos “while” e “for” irão executar dez vezes continuamente no exemplo das férias.
O que acontece se eu ficar doente durante as férias? Eu tenho que voltar para casa imediatamente. Isso significa que a execução do laço será interrompido durante a execução, para isso vamos precisamos utilizar a palavra “break”.
for(int dia = 1; dia <= 10; dia++){
Alarme sons;
If(doente){
Retorne para a casa;
break;
}
}
O “break” irá interromper a execução do laço (loop).
Fonte: Learning Java with Games
Deixe um comentário