Comentários
Outro elemento comum em um código é o comentário. Os comentários não são códigos executáveis, por isto podem ser colocados em qualquer lugar. Comentários podem fazer o seu código ficar mais fácil de ser entendido. Há três tipos de comentários no Java. O primeiro é chamado de comentário simples ou de uma linha.
// comente até o fim da linha
O comentário simples começa com duas barras. Você pode digitar qualquer coisa depois das duas barras, mas apenas em uma linha. O segundo é o comentário de múltiplas linhas ou de múltiplos comentários.
/* Agora sim,
* posso digitar em mais de uma linha.
*/
Este comentário começa com /* e termina com */ Não precisa colocar * para cada linha, mas fica mais fácil a leitura. O terceiro é o comentário Javadoc.
/**
* Javadoc é um comentário para documentação
* @author Blackzig
*/
Este comentário é quase igual ao comentário de múltiplas linhas, a diferença é que este comentário começa com /** e pode-se colocar algumas anotações que são reconhecidas pelo o Javadoc como @author.
Tente identificar os tipos destes comentários:
/*
*// tamanduá
*/
// urso
// // gato
// /* cachorro */
/* elefante */
/*
*/* furão */
*/
No tamanduá o comentário é de múltiplas linhas, mesmo que dentro dele tenha comentários simples, tudo é considerado como comentário de múltiplas linhas. No urso é um comentário simples. No gato e cachorro também são comentários simples, não importa o que venha depois das //, tudo é considerado como um comentário simples. No elefante é um comentário de múltiplas linhas, mesmo que esteja apenas em uma linha. No do furão se fosse colocar isto em um código iria gerar um erro de compilação. Preste atenção:
/*
*/ temos um comentário de múltiplas linhas vazio, mas depois veja:
* furão *
O furão está entre duas *, e isto não é válido como um comentário, deveria estar assim:
/* furão */
E por fim depois do furão está assim:
/ */ falta alguma coisa não acha?
Para ficar certo deveria estar desta maneira:
/*
*//* furão *//*
*/
Fonte: https://micheladrianomedeiros.com.br/blog/aprendendo-java-para-certificacao/
Deixe um comentário