Geralmente quando se está começando a programar, o desenvolvedor começa a fazer códigos que são retornados no console em formato de texto, pois muitos são códigos de aprendizagem.
Mas quando é necessário desenvolver sistemas que precisam de alguma interação mais aprimorada com o usuário, utiliza-se as interfaces gráficas, então a ideia começa a evoluir, para ajudar nesse tipo de desenvolvimento usamos a interface GUI.
Os componentes GUI Swing estão dentro do pacote javax.swing que são utilizados para construir as interfaces gráficas.
A classe javax.swing.JOptionPane contém métodos estáticos que permitem a criação e exibição de diálogos gráficos padronizados tanto para a captação de dados quando para a exibição de dados.
O exemplo mostra um código que utiliza o modo gráfico para capturar informações digitadas pelo usuário.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
import javax.swing.JOptionPane; public class DialogoGrafico{ public static void main(String[] args){ String nm = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome"); JOptionPane.showMessageDialog(null, nm+": seja bem-vindo!"); System.exit(0); } } |
Caso queira ver uma aula sobre este assunto, digite o seu email para receber acesso ao vídeo.
Fonte: Livro: Programação de Computadores Em Java – Rui Rossi dos Santos
Fonte: https://www.devmedia.com.br/introducao-a-interface-gui-no-java/25646
Deixe um comentário