API
A sigla API significa Applications Programming Interface, que poe ser traduzido como “interface de programas aplicativos”.
Lembre-se que o Java compõe-se de um ambiente, de uma linguagem e de uma API.
A API do Java é composta por dois tipos de recursos distintos: classes e interfaces.
Classes da Composição
Ela é como um bloco dividido em duas grandes partes. São centenas de interfaces e milhares de classes que acompanham o kit de desenvolvimento do Java e que podem ser empregadas para realização de diversos tipos de tarefas durante a construção de um programa.
Na API do Java, não existem métodos ou quaisquer tipos de dados desgarrados.
O seu caráter fortemente orientando a objetos obriga a declaração de todos os métodos dentro de uma classe ou de uma interface.
Do mesmo modo, não é possível declarar uma variável ou constante fora do escopo de uma classe ou de uma interface.
A representação de dados deve ser feita, necessariamente, através de atributos que pertencem a uma classe ou interface específica.
Cada classe que compõe a API do Java foi concebida para realizar algum tipo específico de tarefa.
Uma classe pode conter construtores diversos para possibilitar que objetos sejam instanciados de modo distinto, atributos que retenham dados a serem consultados e métodos para prestar quaisquer tipos de serviços.
As classes formam uma hierarquia dentro da API do Java, e a classe java.lang.Object é a raiz dessa hierarquia.
Direta ou indiretamente, toda classe tem Object como sua superclasse. Assim, todos os métodos por ela implementados são herdados por todas as demais.
As classes realizam as tarefas mais diversas possíveis, desde a abstração de um tipo primitivo até a representação de componentes gráficos para construção das janelas e diálogos para o programa.
É nesse universo de classes que se encontram recursos para a construção de cada parte dos programas a serem escritos.
Interfaces da Composição
As interfaces disponíveis na API do Java formam uma hierarquia distinta daquela que é composta pelas classes e também merecem atenção especial.
Há interfaces prontas que deverão ser utilizadas para a realização de muitas tarefas importantes, como a conexão e troca de informações com o banco de dados e a manipulação de eventos disparados pelos componentes utilizados na construção de janelas e diálogos.
Fonte: Livro: Programação de Computadores Em Java – Rui Rossi dos Santos
Deixe um comentário