A tecnologia cliente Java é também ótimo para construir jogos. Um dos mais populares jogos de todos os tempos foi construindo utilizando a tecnologia Java.
Markus Persson (nick: Notch) lançou o Minecraft em 2009. Todo o desenvolvimento inicial foi feito em seu tempo livre até o lançamento da versão alpha que foi quando que ele começou a ganhar um dinheiro para abrir a sua própria empresa, Mojang, e dedicar todo o seu tempo ao jogo.
É um dos jogos que são mais jogado ao redor do mundo.
Muito do sucesso do Minecraft se dá a comunidade que constrói plugins que muda o comportamento padrão do jogo e assim deixando o jogo mais interessante.
Java fornece uma ótima plataforma para construir aplicativos por meio de carregamento dinâmico de classe em um modelo seguro de sandbox. Há muito desenvolvedores Java em todo mundo, e por isso não faltam desenvolvimento, conhecimento e talento.
Minecraft foi totalmente construindo utilizado tecnologias Java como Swing, Java 2D e a biblioteca de jogos Java chamada LWJGL. O alto nível de abstração do Java e dessas bibliotecas fez possível para o Notch desenvolver o Minecraft em um curto período e ainda ser compatível com várias plataformas sem ter uma grande equipe de desenvolvedores.
Uma biblioteca ainda mais fácil de utilizar e a biblioteca 3D que o JavaFX dá suporte.
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