Nasce a POO
A linguagem de programação da terceira geração incluem Fortran, Pascal, C, C++ e Java para dizer apenas algumas. Todas as linguagens de programação de terceira geração estão classificadas em três categorias: procedural, funcional e orientação a objetos de acordo com o paradigma.
Desde o início, os computadores foram principalmente utilizados para computações, a terceira geração é na maioria procedural. Ao longo do tempo a programação foi ficando mais complicada e mais próxima do mundo real, e assim, nasceu a programação orientada a objetos (POO).
Um programa é a imitação do mundo real. O mundo real está cheio de objetos, tais como o computador que você está utilizando, a mesa que o computador está em cima, os livros que estão na estante e assim por diante.
Assim, um programa escrito em Java utilizando POO, os objetos devem descrever o objeto e haver interação entre eles. Java utiliza “classes” e dentro delas estão definidas as características dos objetos no mundo real.
No mundo real, cada “objeto” tem seus atributos e comportamentos. Por exemplo, um computador é especificado por atributos tais como: tipo de processador, tamanho de memória, e assim por diante. Como comportamento podemos dizer: guarda dados, faz computações, mostra resultados, joga jogos etc.
Múltiplos objetos podem ser construídos como um “Objeto Composto” através dos relacionamentos. Por exemplo, múltiplos computadores podem formar uma rede para resolver funções funcionando paralelamente, isto é um objeto composto.
Enquanto isso, um “Objeto” pode ser pai de um “Subobjeto”. Por exemplo, um super objeto “veículo” tem subobjetos “carros”, “aviões”, “barcos” e muito mais.
Herança Visual e Orientação a Objetos
O Poder da Classe
Um objeto no mundo real tem abstração correspondente na “Classe” em um programa Java. Uma classe define os atributos que podem ter valores diferentes para cada objeto. Ao mesmo tempo, uma classe também define métodos para implementar os seus comportamentos.
Uma classe contém unidades que encapsulam unidades. Todos os dados de uma classe são principalmente privados. Todos os dados podem sem acessados com seus métodos públicos. Isto que é chamado encapsulamento.
Parecidos com objetos, múltiplas classes podem formar uma “classe composta” baseado nos relacionamentos; e uma classe pode ser pai de subclasses e isso chama-se herança.
Uma subclasse pode também ser pai de uma classe, muitas vezes uma classe pai pode estar ligada a várias subclasses. Isso que é chamado de polimorfismo.
A maioria das técnicas utilizada no Java encontram-se nas classes. Por exemplo, uma classe “Carro” pode ser definidas por atributos tais como carroMarca, carroModelo, carroCor, numeroDePortas e assim por diante.
Essa classe Carro pode ser utilizada para descrever diferentes instâncias de carros reais. Quando aplicamos o operador “new” para a classe Carro, nós estamos instanciando um objeto carro. Veja o exemplo:
meuCarro = new Carro(“Honda”, “Odyssey”, “dourado”, 4);
carroDele = new Carro(“Toyota”, “Camry”, “cinza”, 4);
Tenho dois objetos meuCarro e carroDele, podemos manipular métodos e atributos por meio do nome do objeto+ponto. Por exemplo:
meuCarro.lavar(), carroDele.vender(), etc.
Java foi lançado em 1995. Ele consiste de três edições: JavaEE(Java Enterprise Edition), JavaSE(Java Standard Edition) e JavaME(Java Micro Edition). Java é uma linguagem construída para ser orientada a objetos. Por essa razão é fácil aplicar a orientação a objetos.
Deixe um comentário