Fluxo de um Programa Java

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Michel Adriano Medeiros
em 13/04/2020

Código Fonte para Byte Code

Desenvolver um programa é um processo no qual precisamos criar um código fonte, e então, o código fonte deve ser convertido para um código executável para a linguagem nativa do computador por um compilador ou interpretador.

Como a linguagem Java adiciona uma camada JVM (Java Virtual Machine), o código escrito no Java será primeiro convertido para o que se chama de “byte code”.

Quando o comando de execução é ativado, o byte code irá ser carregado para dentro da JVM. Então, o interpretador ou compilador dentro da camada JVM irá interpretar ou compilar o código como um executável para controlar o hardware quando o programa executar.

Essa infraestrutura faz o programa ser “escrito uma vez, e executar em qualquer lugar”. Em outras palavras, é uma plataforma independente.

Escrever o Código

A execução do programa pode ser divido em processos com três períodos. Durante a fase de escrever o código, as principais tarefas são designing e a implementação do código do programa.

Os designers utilizam um editor de texto para escrever um algoritmo ou pseudo código na linguagem humana, com ênfase em “o que” o programa deve fazer.

O programador utiliza um editor de código fonte para implementar o algoritmo como um código fonte do Java, o qual é requerido conhecimento e habilidade para programar nessa linguagem.

Caso o designer e programador encontrem algum design ou implementação imprópria, o processo volta para a fase de escrita do código.

Compilar o Código

Depois do código fonte pronto, os programadores podem fazer a compilação e entrar na “fase de compilação”, onde um compilador compila o código fonte Java para byte code, ao mesmo tempo que a sintaxe do código é verificada.

Então, o Linker é chamado para ligar os bytes codes a APIs ou qualquer outra biblioteca externa que também está em byte code. Qualquer sintaxe ou ligação que falhe obrigará os programadores a fazer o debug e consertar os erros para depois recomeçar o processo.

Nesse sentido, o compilador é muito bom para mostrar erros feitos pelo programador e ajudá-lo a aprender mais sobre a linguagem de programação Java.

Executar o Programa

O sucesso da fase de compilação, permitirá iniciar a fase de execução. O byte code é enviado para a JVM e depois interpretado ou compilado como um código executável.

O carregador então carrega o executável para dentro da memória principal para ser processado, isto que é um programa em execução. Nesse momento, as semânticas do programa são verificadas. E pode ser abortada ou completada.

O programador compara a resposta do programa com o que foi predefinido com “o que” o programa deveria responder. Se a resposta não foi o que era esperado, deve-se voltar para a fase 1 e começar o processo novamente. Quando tudo estiver certo, aí sim, o programa pode ser distribuído.

Depois que o programa é entregue ao usuário final, ele só executa a fase 3, ele não tem como acessar a fase 1 ou 2.

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