Um algoritmo parece uma receita para preparar algum prato e o cozinheiro e quem consome o prato deve sempre está melhorando a receita continuamente.
Assim também é com um programa, a melhoria do programa vem com a interação com o código, programador e usuários. Mas, o que está envolvido no processo de programação?
A reposta pode ser encontrada nas receitas. Preparar um prato envolve, matéria prima, o processo de cozinhar que resulta no prato pronto para o consumo. Para um programa envolve, dados de entrada, computações, e a apresentação dos dados tratados.
Uma receita é escrita em um idioma humano, mas o programa é escrito com uma linguagem de programação, um compilador, um carregador (loader) e um computador.
Resumindo, para aprender a programar em Java, nós devemos aprender como usar a linguagem Java para aceitar entrada de dados e controles de usuário, para construir um programa e produzir os resultados em uma tela.
Combinando tudo isso, o processo completo de programação poderia ser descrito com esse padrão:
interação{ entrada de dados, computador trabalhando com os dados, saída de resultados. }
Computador trabalhando com os dados é a “computação”, o termo computação não significa apenas manipulações de números. Pode ser também: cálculos numéricos, manipulação de eventos, simulações, animações e pedaços de códigos em execução.
A entrada de dados pode ser: dados, ações, gestos corporais etc. A saída de resultados pode ser: valores, impressões, imagens, música e assim por diante. Na verdade, uma saída de resultados pode ativar uma nova entrada de dados e levar o programa para um novo nível e até mesmo outra direção.
Deixe um comentário