rint(double a)
rint(double a) – Retorna o valor duplo que tem o valor mais próximo do argumento e é igual a um número inteiro matemático.
public static double rint(double a) – Retorna o valor duplo que tem o valor mais próximo do argumento e é igual a um número inteiro matemático. Se dois valores duplos que são números matemáticos estão igualmente próximos, o resultado é o valor inteiro que é par. Casos especiais:
- Se o valor do argumento já for igual a um número inteiro matemático, o resultado será o mesmo que o argumento.
- Se o argumento for NaN ou um infinito ou zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.
Parâmetros:
a – um valor duplo.
Retornos:
o valor do ponto flutuante mais próximo de um igual a um número inteiro matemático.
Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_rint.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class MathDemo { public static void main(String[] args) { // get two double numbers double x = 1654.9874; double y = -9765.134; // find the closest integers for these double numbers System.out.println("Math.rint(" + x + ")=" + Math.rint(x)); System.out.println("Math.rint(" + y + ")=" + Math.rint(y)); } } |
round(double a)
round(double a) – Retorna o tempo mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.
public static long round(double a) – Retorna o tempo mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.
Casos especiais:
- Se o argumento for NaN, o resultado será 0.
- Se o argumento for infinito negativo ou qualquer valor menor ou igual ao valor de Long.MIN_VALUE, o resultado será igual ao valor de Long.MIN_VALUE.
- Se o argumento for infinito positivo ou qualquer valor maior ou igual ao valor de Long.MAX_VALUE, o resultado será igual ao valor de Long.MAX_VALUE.
Parâmetros:
a – um valor de ponto flutuante a ser arredondado para um longo.
Retornos:
o valor do argumento arredondado para o valor longo mais próximo.
Veja também:
Long.MAX_VALUE
, Long.MIN_VALUE
Fonte do código: https://stackoverflow.com/questions/2808535/round-a-double-to-2-decimal-places
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public static double round(double value, int places) { if (places < 0) throw new IllegalArgumentException(); long factor = (long) Math.pow(10, places); value = value * factor; long tmp = Math.round(value); return (double) tmp / factor; } |
round(float a)
round(float a) – Retorna o int mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.
public static int round(float a) – Retorna o int mais próximo do argumento, com os laços arredondados para o infinito positivo.
Casos especiais:
- Se o argumento for NaN, o resultado será 0.
- Se o argumento for infinito negativo ou qualquer valor menor ou igual ao valor de Integer.MIN_VALUE, o resultado será igual ao valor de Integer.MIN_VALUE.
- Se o argumento for infinito positivo ou qualquer valor maior ou igual ao valor de Integer.MAX_VALUE, o resultado será igual ao valor de Integer.MAX_VALUE.
Parâmetros:
a – um valor de ponto flutuante a ser arredondado para um número inteiro.
Retornos:
o valor do argumento arredondado para o valor int mais próximo.
Veja também:
Integer.MAX_VALUE
, Integer.MIN_VALUE
Fonte do código: https://stackoverflow.com/questions/8911356/whats-the-best-practice-to-round-a-float-to-2-decimals
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float x = 2.3f; BigDecimal result; result=round(x,2); System.out.println(result); |
scalb(double d, int scaleFactor)
scalb(double d, int scaleFactor) – Retorna d × 2scaleFactor
arredondado como se realizado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores duplos.
public static double scalb(double d, int scaleFactor) – Retorna d × 2scaleFactor
arredondado como se realizado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores duplos. Consulte o Java Language Specification para obter uma discussão sobre conjuntos de valores de ponto flutuante. Se o expoente do resultado estiver entre Double.MIN_EXPONENT e Double.MAX_EXPONENT, a resposta será calculada exatamente. Se o expoente do resultado for maior que Double.MAX_EXPONENT, um infinito será retornado. Observe que, se o resultado for subnormal, a precisão pode ser perdida; ou seja, quando scalb (x, n) é subnormal, scalb (scalb (x, n), -n) pode não ser igual a x. Quando o resultado é não NaN, o resultado tem o mesmo sinal que d.
Casos especiais:
- Se o primeiro argumento for NaN, NaN será retornado.
- Se o primeiro argumento for infinito, será retornado um infinito do mesmo sinal.
- Se o primeiro argumento for zero, um zero do mesmo sinal será retornado.
Parâmetros:
d – número a ser escalado por uma potência de dois.
scaleFactor – potência de 2 usada para dimensionar d
Retornos:
d
× 2scaleFactor
Esse método existe desde a versão 1.6.
Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_scalb_double.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class MathDemo { public static void main(String[] args) { // get a x to be raised double x = 50.14; int y = 4; // calculate x multiplied by 2 raised in y System.out.println("Math.scalb(" + x + "," + y + ")=" + Math.scalb(x, y)); } } |
scalb(float f, int scaleFactor)
scalb(float f, int scaleFactor) – Retorna f × 2scaleFactor
arredondado como se executado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores flutuantes.
public static float scalb(float f, int scaleFactor) – Retorna f × 2scaleFactor
arredondado como se executado por um único ponto flutuante arredondado corretamente multiplicado por um membro do conjunto de valores flutuantes. Consulte o Java Language Specification para obter uma discussão sobre conjuntos de valores de ponto flutuante. Se o expoente do resultado estiver entre Float.MIN_EXPONENT e Float.MAX_EXPONENT, a resposta será calculada exatamente. Se o expoente do resultado for maior que Float.MAX_EXPONENT, um infinito será retornado. Observe que, se o resultado for subnormal, a precisão pode ser perdida; ou seja, quando scalb (x, n) é subnormal, scalb (scalb (x, n), -n) pode não ser igual a x. Quando o resultado é não NaN, o resultado tem o mesmo sinal que f.
Casos especiais:
- Se o primeiro argumento for NaN, NaN será retornado.
- Se o primeiro argumento for infinito, será retornado um infinito do mesmo sinal.
- Se o primeiro argumento for zero, um zero do mesmo sinal será retornado.
Parâmetros:
f – número a ser escalado por uma potência de dois.
scaleFactor – potência de 2 usada para escalar f
Retornos:
f
× 2scaleFactor
Esse método existe desde a versão 1.6.
Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/strictmath_scalb_float.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class StrictMathDemo { public static void main(String[] args) { float f1 = 5.0f , f2 = 9.56f, f3 = 0.0f; int power = 2; // returns (First argument*(pow(second argument,2) i.e d × 2<sup>scaleFactor</sup> float scalbValue = StrictMath.scalb(f1 , power); System.out.println("value = " + scalbValue1); scalbValue = StrictMath.scalb(f2 , power); System.out.println("value = " + scalbValue1); scalbValue = StrictMath.scalb(f3 , power); System.out.println("value = " + scalbValue1); } } |
signum(double d)
signum(double d) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1,0 se o argumento for maior que zero, -1,0 se o argumento for menor que zero.
public static double signum(double d) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1,0 se o argumento for maior que zero, -1,0 se o argumento for menor que zero.
Casos especiais:
- Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
- Se o argumento for zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.
Parâmetros:
d – o valor de ponto flutuante cujo signum deve ser retornado
Retornos:
a função signum do argumento
Esse método existe desde a versão 1.5.
Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_signum_double.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class MathDemo { public static void main(String[] args) { // get two double numbers double x = 50.14; double y = -4; // call signum for both doubles and print the result System.out.println("Math.signum(" + x + ")=" + Math.signum(x)); System.out.println("Math.signum(" + y + ")=" + Math.signum(y)); } } |
signum(float f)
signum(float f) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1.0f se o argumento for maior que zero, -1.0f se o argumento for menor que zero.
public static float signum(float f) – Retorna a função signum do argumento; zero se o argumento for zero, 1.0f se o argumento for maior que zero, -1.0f se o argumento for menor que zero.
Casos especiais:
- Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
- Se o argumento for zero positivo ou zero negativo, o resultado será o mesmo que o argumento.
Parâmetros:
f – o valor de ponto flutuante cujo signum deve ser retornado
Retornos:
a função signum do argumento
Esse método existe desde a versão 1.5.
Fonte do código: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_signum_float.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class MathDemo { public static void main(String[] args) { // get two float numbers float x = 50.14f; float y = -4f; // call signum for both floats and print the result System.out.println("Math.signum(" + x + ")=" + Math.signum(x)); System.out.println("Math.signum(" + y + ")=" + Math.signum(y)); } } |
sin(double a)
sin(double a) – Retorna o seno trigonométrico de um ângulo.
public static double sin(double a) – Retorna o seno trigonométrico de um ângulo. Casos especiais:
- Se o argumento for NaN ou um infinito, o resultado será NaN.
- Se o argumento for zero, o resultado será zero com o mesmo sinal que o argumento.
O resultado calculado deve estar dentro de 1 ulp do resultado exato. Os resultados devem ser semi-monotônicos.
Parâmetros:
a – um ângulo, em radianos.
Retornos:
o seno do argumento.
Fonte do código: https://www.technicalkeeda.com/java-tutorials/java-math-sin-double-method-example
- package com.technicalkeeda;
- public class App {
- public static void main(String[] args) {
- double firstValue = 1.0;
- double secondValue = 0.0;
- double result1 = Math.sin(firstValue);
- double result2 = Math.sin(secondValue);
- System.out.println(“The sine value of firstValue :- ” + result1);
- System.out.println(“The sine value of secondValue :- ” + result2);
- }
- }
sinh(double x)
sinh(double x) – Retorna o seno hiperbólico de um valor duplo.
public static double sinh(double x) – Retorna o seno hiperbólico de um valor duplo. O seno hiperbólico de x é definido como (ex – e-x) / 2 onde e é o número de Euler.
Casos especiais:
- Se o argumento for NaN, o resultado será NaN.
- Se o argumento for infinito, o resultado será um infinito com o mesmo sinal que o argumento.
- Se o argumento for zero, o resultado será zero com o mesmo sinal que o argumento.
O resultado calculado deve estar a 2,5 ulps do resultado exato.
Parâmetros:
x – O número cujo seno hiperbólico deve ser retornado.
Retornos:
O seno hiperbólico de x.
Esse método existe desde a versão 1.5.
Código da fonte: https://www.tutorialspoint.com/java/lang/math_sinh.htm
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package com.tutorialspoint; import java.lang.*; public class MathDemo { public static void main(String[] args) { // get two double numbers numbers double x = 45; double y = -180; // convert them to radians x = Math.toRadians(x); y = Math.toRadians(y); // print the hyperbolic sine for these doubles System.out.println("sinh(" + x + ")=" + Math.sinh(x)); System.out.println("sinh(" + y + ")=" + Math.sinh(y)); } } |
Fonte: https://docs.oracle.com/en/java/javase/14/docs/api/java.base/java/lang/Math.html
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