Analisando o HelloWorld
O simples projeto HelloWorld não apenas demostra como um programa Java parece, mas também ilustra aspectos da linguagem Java.
Escrevendo um programa no papel, um papel consiste de seções, uma seção consiste de parágrafos, um parágrafo consiste de sentenças, uma sentença consiste de palavras ou vocabulários.
As palavras são organizadas de acordo com o requerimento da sintaxe da linguagem. Se imaginarmos o projeto como o papel, então a classe HelloWorld.java é equivalente a seção, o método main() é como se fosse o parágrafo.
O método main() fornece um par de chaves que contém blocos de declarações. No exemplo HelloWorld só há uma declaração, System.out.println(), que pode ser vista como uma sentença que é a menor unidade apresentada no exemplo.
A declaração invoca o método println (imprimir na linha) definida pela classe System. A classe System é chamada de classe construtora e junto com a variável out, formando o System.out é chamado de método construtor que foram feitas por expertos e incluída na API (Application Programming Interface) java.
Programadores podem chamar classes e métodos construtores para o seu programa. E isso ajuda bastante os programadores. E esse é o aspecto mais importante.
Aprendido a hierarquia do exemplo de escrever o programa no papel e aplicar na construção do programa, nós podemos começar a definir as variáveis (palavras).
A estrutura das variáveis depende dos operadores e da sintaxe da linguagem, e isso vai formar a declaração (sentença), e um grupo de sentenças formam métodos (parágrafos), e vários métodos formam uma classe (seção), e várias classe formam um projeto (papel).
Abordagens Bottom Up e Top Down
Essa abordagem é chamada de “bottom up”. Isso é, construir um programa a partir de elementos para os componentes e depois unidades. Outra abordagem é chamada de “top down” que significa que nós modelamos o programa como um todo, e depois refinamos as classes, métodos e declarações. Na prática, essas duas abordagens são utilizadas juntas para melhorar o programa.
Vamos analisar o programa HelloWorld.
Veja que na linha 10 tem duas barras (//) e depois uma frase. Isso é chamado de comentário. Da linha 3 a 6 também é um comentário. Comentários são feitos em um programa para que outras pessoas entendam como funciona um método ou uma regra.
Os comentários não são executados pelo Java, ele apenas serve para os programadores fazerem marcações úteis. Comentários são bem vindos, mas evitem fazer comentários inúteis. Por exemplo, o comentário para o System.out.println é um comentário inútil, porque o método em si, já diz o que ele está fazendo.
Para aparecer a mensagem Hello World! no seu monitor o programa é executado na memória primária, mas o monitor é um dispositivo periférico. Com isso, a mensagem que está na memória primária precisa ser jogada para um dispositivo periférico. Isso é chamado de operação I/O.
A operação I/O é muito importante, especialmente para jogos. Felizmente o monitor e teclado estão sempre conectados ao I/O do computador. Não precisamos programar como essas saídas serão feitas, porque o sistema operacional é responsável por essa tarefa.
Programadores utilizam os dispositivos de entrada, como os teclados, para transformar as suas ideias em códigos. Esses códigos são salvos em arquivos na memória permanente, como os hard disk, USB ou outro dispositivo do tipo. O arquivo é um pedaço de memória permanente no hard disk ou USB.
Fluxo da Compilação
Quando o programador executa o comando de compilar, o compilador Java lê o código do arquivo e compila para um código executável, e então o sistema do computador escreve o código executável em outros arquivos, o quais ficam na memória secundária.
Quando o usuário copia um arquivo do computador para o USB, o arquivo é transferido de uma memória secundária para outra. Além disso, os arquivos podem ser copiados, editados, e organizados em diretórios, na ordem conveniente para os usuários.
A execução de um programa é fortemente associada com o hardware do sistema do computador. Quando o programa é executado ele está sobre o controle do sistema operacional e é carregado na memória principal.
Um programa em execução é chamado de processo que alimenta de comandos e dados os registradores dentro da CPU, e depois os registradores transferem os comandos e dados para a ALU para fazer a computação dos dados.
Os resultados são enviados dos registradores para a memória principal e eventualmente são mostrados no monitor. A hierarquia da memória dá suporte para essas operações.
Todos esses conceitos de arquitetura de hardware e software são importantes para os programadores, porque essas informações ajudaram ao programador saber o que o computador está fazendo e como os programas são construídos.
Deixe um comentário