Nós vimos o bloco try-catch quando desenvolvemos o arquivo ReadFile.java.
ReadFile.java
A intensão do bloco try-catch checa uma exceção com um manipulador de exceções, com isso o programa irá continuar a execução mesmo que ocorra um erro.
No projeto Adivinha o Número, o jogador precisam inserir um número inteiro. O JOptionPane.ShowInputDialog() aceita entrada e retorna uma String, a qual será convertida para o tipo int.
Uma String válida para a conversão apenas deve ter números positivos ou negativos. O Java fornece um NumberFormatException para capturar qualquer erro que tenha uma String inválida, tais como, uma String vazia, nula, sem nenhum caractere e assim por diante.
Além disso, depois da declaração para capturar os dados de entrada, o método isQualifiedData aplica o bloco try-catch para verificar a entrada de dados.
O primeiro passo é chamar Integer.parseInt(inputStr) para converter o inputStr de uma String para um inteiro. O método parseInt() irá capturar qualquer elemento ilegal e lançar o NumberFormatException.
Se a exceção acontecer, nós simplesmente iremos mostrar a mensagem na tela e retornar false para que o JOptionPane abra novamente para o usuário digitar novamente.
Contudo, mesmo que o usuário coloque um dado não válido, o programa continua a execução. Se o InputStr não tiver nenhum problema e converter para um inteiro, então o método isInRange será chamado. Ainda não criamos esse método.
Fonte: Learning Java with Games
Deixe um comentário