Componentes principais do Java
O kit de desenvolvimento Java (JDK) contém o mínimo para desenvolver um sistema. Os comandos chave são:
javac: converte .java para arquivos bytecode .class
java: executa o programa
jar: pacote de arquivos do programa
javadoc: gera a documentação
O javac executa instruções em especial o formato bytecode o qual o comando java executa. Com isso o java lança a Java Virtual Machine (JVM) antes de executar o código. A JVM reconhece o bytecode na máquina virtual. Imagine que a JVM é uma caixa mágica que sabe como executar o .class independentemente do sistema operacional e hardware.
Onde consigo o JRE?
O Java 8 e anteriores, você pode fazer o download de uma Java Runtime Environment (JRE) ao invés do pacote JDK. O JRE é um subpacote do JDK que é utilizado para executar programas, mas não faz a compilação. Para compilar um programa precisa executar o JDK.
Quando escrevemos um programa, há partes comum de funcionalidades e algoritmos que o desenvolvedor precisa. Por sorte, não precisamos escrever tudo do zero. O Java possui muitos recursos de application programming interfaces (APIs) que podem ser utilizadas.
Por exemplo, a classe StringBuilder para criar uma grande String e o método Collections que ordena uma lista. Quando escrevemos um programa, é útil determinar conhecer as APIs existentes.
Note que o JDK tem o mínimo necessário para escrever um programa. Muitos programadores utilizam uma integrated develpment environment (IDE) que facilita na criação de um código. Por essa razão, não recomendo utilizar uma IDE para estudar para o exame. Temos que fazer tudo na raça, para melhor absorver o conhecimento.
Baixando o JDK
A cada seis meses, a Oracle lança uma nova versão do Java. O Java 17 foi lançado em Setembro de 2021. Nesse estudo vou utilizar a JDK 17, contudo durante o caminho de 8 Meses posso mudar para uma outra versão. Para estudar para o exame do Java 17 baixe o JDK 17 ou superior.
Para baixar o JDK basta procurar Oracle JDK download e escolha a última versão.
Cheque a sua versão de Java
Digite no prompt de comando o seguinte: javac -version e java -version
Ambos devem conter a mesma versão de Java.
Entendendo a Estrutura de Classes
Uma programa Java é construído por classes e blocos. Quando definimos uma classe, você descreve todas as partes e características dos blocos. Mais a frente veremos outros blocos como: interfaces, records e enums.
Para utilizar a maioria das classes, você tem que criar objetos. Um objeto é uma instância de execução de uma classe na memória. Um objeto muitas vezes se refere um tamanho de instância que representa uma simples classe. Todos os objetos de todas as classes representam um estado do seu programa. Uma referência é uma variável que aponta para um objeto.
Campos e Métodos
Classes tem dois elementos primários: métodos, que muitos chamam de funções ou procedures em outras linguagens, e campos, mais conhecido como variáveis. Todos eles são chamados de membros de uma classe.
Variáveis guardam estado de um programa, e métodos operam o estado. Quando muda o estado as variáveis guardam essa mudança. O trabalho do programador é fazer tudo isso funcionar de uma maneira fácil de entender para que outros programadores também possam entender.
Uma simples classe Java.
1 2 |
public class Animal { } |
Toda classe tem um nome que vem após a palavra chave class. Vamos adicionar um campo.
1 2 3 |
public class Animal { String name; } |
O campo vem com o seu tipo, no caso name possui o tipo String. Vamos adicionar métodos para a variável.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 |
public class Animal { String name; public String getName(){ return name; } public void setName(String newName){ name = newName; } } |
Geralmente um campo tem os dois métodos get e set. O método get pega o valor da String name e o set atribui o valor a String name.
A palavra chave public significa que outras classes podem acessar os valores dos campos dessa classe. O método set tem que receber um parâmetro (newName) para ser atribuído a variável name e não retorna nem um tipo de informação, isso é representado pela palavra void. Enquanto que o método get, não recebe parâmetro, mas retorna o valor do name, o qual é representado pela palavra String que vem antes do nome do método (getname).
Um exemplo de método que retorna um int.
1 2 3 |
public int numberVisitors(int mont){ return 10; } |
Deixe um comentário