Quando se começa a conhecer os princípios da programação, com o tempo surge a vontade do desenvolvedor iniciante a trabalhar com programas no modo texto (console).
Com esse princípio, muitos começam a usar a classe Scanner, pois tem justamente a finalidade de facilitar a entrada de dados no modo Console.
Essa classe apareceu a partir do Java 5, antes dessa versão era complicado criar programas que recebiam valores de variáveis no modo Console.
A comunicação que se estabelece entre um aplicativo com o seu usuário pode ser dividida em dois tipos distintos: a saída de dados e a entrada de dados.
A saída de dados representa a forma pela qual o aplicativo emite mensagens ao usuário para solicitar algum dado ou para exibir algum resultado por ele produzido.
A entrada de dados, por sua vez, representa a forma pela qual o usuário informa os dados que o programa deve captar para realizar alguma tarefa.
Exemplo de código que utiliza entrada de modo texto.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 |
import java.io.IOException; import java.util.Scanner; public class Forca{ public static void main(String[] args) throws IOException{ Scanner scan = new Scanner(System.in); System.out.print("\nInforme seu nome: \t"); String nome = scan.nextLine(); System.out.print("\nDigite uma palavra: \t"); byte[] bt = new byte[11]; System.in.read(bt); String palavra = new String(bt).trim(); System.out.println("Tamanho da palavra: " + palavra.length()); } } |
Caso queira ver uma aula sobre este assunto, digite o seu email para receber acesso ao vídeo.
Fonte: Livro: Programação de Computadores Em Java – Rui Rossi dos Santos
Fonte: https://www.devmedia.com.br/como-funciona-a-classe-scanner-do-java/28448
Deixe um comentário