Vimos que toda unidade de hardware do computador tem sua própria memória. O CPU tem registradores; a memória principal em sim é uma memória; e a unidade I/O tem a chamada memória secundária.
Os registradores e a memória principal têm armazenamentos temporários. Isto significa que o conteúdo dessas memórias serão perdidos uma vez que a energia de alimentação cessar.
Contudo, a memória secundária é um tipo de armazenamento permanente. Isto é, o conteúdo da memória secundária não será apagado quando a energia de alimentação cessar.
Os computadores têm as memórias em cash. Elas podem estar dentro do CPU ou em parte da memória principal. Juntando todas essas memórias, a hierarquia da memória fica assim:
Parece um tipo de edifício com quartos. Cada quarto tem um número (endereço de memória) e cada quarto tem seu tamanho. O quarto menor é chamado de um Bit. Oito bits são chamados de Byte.
As unidades para medir o tamanho de memória são: KB, MB, GB que são respectivamente Kilobyte, Megabyte e Gigabyte. Contudo, as unidades para medir a velocidade de transmissão na rede são: Kb (Kilobit), Mb (Megabite) e Gb (Gigabit).
A memória que faz o computador diferente de outros dispositivos. Devido a essas memórias, computadores podem “lembrar” e “acumular” conhecimentos, os quais aparecem como softwares que estão em memórias permanentes e são executados com a ajuda de memórias temporárias.
Software pode ser categorizado como um sistema de software e aplicação de software. O primeiro são os sistemas operacionais, pacotes gráficos, compiladores de linguagem de programação e assim por diante, as unidades de controles de hardware e todo o sistema do computador.
O segundo é o projeto de software, tais como Microsoft Office, Eclipse, vídeo games, assim como, os assistentes que os usuários utilizam para ajudar no trabalho ou para se divertir.
Ambos são programas, que são escritos em diferentes linguagens e executa uma variedade de funções. Esses programas acumulam o conhecimento humano e faz parecer que o computador é inteligente e poderoso.
Organização de Computadores – Aula 11 – Hierarquia de Memória: definições e desempenho
Deixe um comentário