Os três jogadores têm diferentes nomes e diferentes sexos, mas eles têm o mesmo comportamento. Uma classe define o grupo de atributos e métodos.
A classe tem os atributos: nome e sexo que podem guardar diferentes valores para representar os três jogadores. A mesma classe fornece métodos com o mesmo comportamento e habilidades para todos os jogadores.
Contudo, os três jogadores têm a mesma instância de classe a Player.java. Podemos definir um array como a mesma referência para guardar os objetos dos três jogadores.
Consequentemente, para adicionar três jogadores, precisamos adicionar as seguintes ações:
- Inicializando três jogadores e guardando dentro de um array playerAry.
- Escolher um deles para ser o jogador que jogará.
- Precisamos mudar o jogador atual para o jogador seguinte.
Esboço do Projeto
Esses passos estão no primeiro esboço do projeto que estão dentro do item 1 a 6.a.
1. O jogo precisa de um inicializador, três jogadores, um tabuleiro e uma roda.
2. O inicializador inicializa uma sentença.
a. O tabuleiro mostra quadros vazios igual ao número de caracteres na sentença incluindo caracteres em branco e pontuações.
3. Se a sentença não for completamente descoberta:
a. O jogador atual vira a roda e consegue os pontos da roda.
b. O jogador atual coloca um caractere que ele acha que tem na sentença.
4. O inicializador recebe o palpite de caractere do jogador.
a. O inicializador compara caractere por caractere da sentença com o palpite do jogador.
b. Se o jogador acertar o palpite, essa posição da sentença é gravada na lista idxList.
5. Se o tamanho da idxList > 0;
c. O jogador atual ganha os pontos que estão na roda.
d. Os pontos da roda são somados com os pontos do jogador atual.
e. Os caracteres acertados, são mostrados no tabuleiro.
f. Retorne ao passo 3.
6. Senão (se o tamanho da idxList == 0) // jogador errou o caractere
a. O próximo jogador começa a jogar.
b. Retorne ao passo 3.
Comparando com o jogo Adivinhe o Número é similar, mas temos algumas novas funcionalidades.
1. A sentença é o alvo, o qual é uma coleção de caracteres.
2. O tabuleiro, mostra uma coleção de caracteres da sentença.
3. A roda, guarda valores inteiros no formato String incluindo a palavra “Falência”.
4. Há três jogadores, os quais referem-se a três instâncias da mesma classe.
Fonte: Learning Java with Games
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