Quando entramos na escola primária utilizamos lápis e papel para fazer cálculos. Por exemplo, nós podemos escrever o cálculo 1 + 2 = 3. O lápis e o papel são ferramentas para ajudar-nos a visualizar a entrada 1 e 2 e a saída (resultado) 3.
O símbolo de soma (+) pede ao nosso cérebro para somar porque nossos professores nos ensinou a linguagem da matemática. Para aplicar o conhecimento matemático, nós precisamos conhecer os símbolos e seus significados. A tarefa da soma e do conhecimento dos símbolos estão a cargo do nosso cérebro.
Ao invés de utilizarmos lápis e papel, hoje nós estamos utilizando um computador para fazer o cálculo. A palavra “computador” na verdade incluem duas coisas: hardware e software.
O hardware é o computador em si, uma ferramenta como a caneta e o lápis que são utilizados para escrever (entrada e saída de dados) e a computação de símbolos (o cálculo).
O software são as regras que o nosso cérebro aplica na resolução do cálculo, o software é chamado também de programa. Nós transferimos nosso conhecimento do cérebro para gerar um programa.
Simplesmente ensinamos o computador a fazer o que o nosso cérebro faz, mas utilizando o hardware para fazer o cálculo. Isso irá gerar um software e a criação do software chama-se programação.
Para entrar mais a fundo no assunto precisamos saber:
Qual é o hardware que é chamado de computador?
Como transformamos nosso conhecimento em software?
O nosso foco é programar, por isso a primeira questão não é tão importante para nós. A pessoa que sabe transformar o conhecimento em software é chamado de programador. E é isso que queremos nos tornar, programadores.
Deixe um comentário