Já vimos as declarações de controle “if e else if”, os quais são baseados em condições. Para condições de precisão, os operadores relacionais são aninhados. Por exemplo, uma declaração “if e else if” fica assim:
If(férias tem 10 dias){
Eu vou para São Paulo;
Eu vou fazer compras;
}else if(férias tem 5 dias){
Eu vou para Piracicaba;
Eu vou visitar os meus pais;
}else{
Eu vou ficar me casa;
}
Qualquer condição dever ser precisa e única. Mas, todas as três condições não são precisas e únicas. Entendendo que a primeira condição é equivalente a “férias == 10 dias e a segunda “férias == 5 dias”, então a terceira condição “else” só acontecerá se as “férias > 10 dias” ou “férias < 10 dias” ou “férias > 5 dias” ou “férias < 5 dias”.
Em uma conversa entre humanos o contexto é entendido, mas para um programa as condições devem estar bem explicadas.
If((férias tem menos ou igual a 10 dias) e (férias tem mais ou igual a 6 dias)){
Eu vou para São Paulo;
}else if((férias tem menos ou igual a 5 dias) e (férias tem mais ou igual a 3)){
Eu vou para Piracicaba;
}else if(férias tem menos ou igual a 2 dias){
Eu vou ficar em casa;
}
Esse exemplo mostra que a condição é verdadeira ou falsa muitas vezes dependendo das comparações ou relações. O Java tem seis operadores relacionais.
Igual ==
Não é igual !=
Maior que >
Menor que <
Maior que ou igual a >=
Menor que ou igual a <=
Vamos pegar novamente o exemplo das férias, só que agora utilizando os operadores relacionais.
If((férias <= 10 dias) e (férias >= 6)){
Eu vou para São Paulo;
}else if((férias <= 5 dias) e (férias >= 3 dias)){
Eu vou para Piracicaba;
}else if(férias <= 2 dias){
Eu vou ficar em casa;
}
Fonte: Learning Java with Games
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