Ciência dos Jogos
Por uma questão prática, quando os jogadores estão imersos nos jogos, eles estão diretamente ligados as cenas que estão sendo mudadas na GUI que estão dando respostas as ações dos jogadores.
Quando o designer e programador implementam um jogo, eles também estão ligados nas cenas e na lógica do jogo. Variedades das cenas do GUI em um jogo obriga aos designers e programadores encher a estória com suas imaginações e curiosidades.
A lógica do jogo fornece um largo e um profundo espaço para o designer explorar a sua mente e adicionar as suas criações. Quando um desenvolvedor aprende durante o processo da programação de um jogo, em especial com recursos interessantes, o “tédio” de escrever um código diminui.
Jogos podem ser jogados unicamente para educar. Schollmeyer diz: Jogos “fazem todas as coisas que cientistas aprenderam e nos diz que funciona”.
Jogos fornecem um efetivo aprendizado de paradigmas identificados no aprendizado de ciências. Segundo: Merrilea Joyce Mayo
- Aprendizagem experiencial: “Fazendo é que se aprende”;
- Aprendizagem baseada em inquérito: “O que acontece quando eu faço isso?”;
- Auto eficácia: “Se você acredita que pode fazer, você tentará não importando a dificuldade, e evoluirá a cada tentativa”;
- Estabelecimento de metas: “Você aprende mais se tiver uma meta definida”;
- Cooperação: aprendizado em equipe.
Além disso, jogos são a integração de Humanas, Matemática, Física, Arte, Inteligência Artificial, Gráficos, visualizações, animações, sons, imagens, programação e assim por diante. Jogos em sim se tornaram uma Ciência, segundo Michael Zyda no seu artigo Creating a Science of Games.
Consequentemente, aprender e praticar desenvolvimento de jogos irá promover um profundo entendimento de muitas outras ciências, especialmente matemática e física, além do aumento da habilidade de programação e da habilidade de resolver problemas.
Os jogos trouxeram o meio industrial e práticas industriais para o paradigma educacional.
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