Os separadores são sinais que separam, ou sejam, indicam/modificam a ordem das operações (ou atribuições, ou interpretações etc.) que podem ou não ser diferentes da comum. Em Álgebra, temos alguns separadores como os seguintes:

Separadores em Java

Ponto-e-vírgula, ponto e vírgula
O ponto-e-vírgula serve para separar sentenças ou instruções. A quebra de linha não separa instruções. Por exemplo:
É o mesmo que:
E
É o mesmo que:
O ponto serve para separar a parte inteira da fracionária em um número, tal como na notação inglesa. Ou seja, enquanto escrevemos 2,5 para representar dois e meio, em Java escrevemos:
A vírgula serve para separar itens, elementos, membros, como o que ocorre na atribuição de valores aos vetores, por exemplo:
Parênteses, colchetes e chaves
Na maioria das linguagens de programação de computadores, os separadores colchetes e chaves são utilizados para outros propósitos diferentes dos em Álgebra. Para uso semelhante, em programação se utiliza o aninhamento (inclusão dentro de outros) de parênteses. Por exemplo:
Em Álgebra: {13x(4+12)/[12+(13+76/2)x(1+2)]+5}
Equivale a, em Java:(13*(4+12)/(12+(13+76/2)*(1+2))+5)
Em Java, as chaves são utilizadas para separar blocos de programação e os colchetes são utilizados para indicar/separar os índices de vetores (e, também, na declaração dos mesmos vetores).
Outros separadores/delimitadores
Através de uma visão mais ampla, podemos encontrar muitos outros símbolos que podem atuar como separadores em Java.Quando atuam em dupla, podem ser chamados de delimitadores, tais como:
- aspas ” ” – são usadas para delimitar uma cadeia de caracteres;
- apóstrofos ‘ ‘ – são usados para delimitar um literal do tipo caracter (char).
Alguns outros tipos de separadores:
- e ou E – usados na notação científica de números fracionários;
Deixe um comentário