System.out.println()
Seguindo padrões de programação, todo programa consiste em três partes: input, computação, output. Portanto, um simples programa pode ter apenas uma parte, o output.
Entretanto, o output pode ter diferentes estilos, por exemplo, pode ser um texto. Sendo assim, um programa simples é o famoso HelloWorld que mostra na tela um texto com a frase “Hello World!”. Por essa razão que é sempre esse o primeiro programa a ser executado.
A linguagem Java utiliza o objeto “System.out” para exibir as informações no monitor. Uma declaração Java “System.out.println()” imprimi um texto o qual é chamada de String.
O texto que você quer que seja imprimido no monitor deve estar dentro dos parênteses, e o texto deve estar entre aspas. Portanto, a declaração Java completa com a frase “Hello World!” deve ficar assim:
System.out.println(“Hello, World!”);
O “println()” significa “imprimir a string dentro dos parênteses em uma linha” e o cursor é movido para a próxima linha. Devido ao fato de a linguagem Java ser uma linguagem OOP e baseada em classes.
Se quiser ver aulas sobre a classe System, assine a lista.
O Método main()
A sintaxe do Java requer que a declaração deva ser colocada dentro de um método e o método dentro de uma classe. Qualquer programa Java tem o método main(), o qual é o responsável do início da execução de um programa.
Desde que o programa tem apenas uma declaração, ela deve ser colocada dentro do método main(), e o método main deve estar dentro de uma classe. Veja o código completo.
1 2 3 4 5 |
public class HelloWorld{ public static void main(String[] args){ System.out.println("Hello World!"); } } |
A classe que contém o método main(), pode-se dizer que é a “classe principal”. Todo projeto precisa ter o método main(). No exemplo, a classe HelloWorld é a classe principal, desde que contém o método main().
O nome da classe que no caso é HelloWorld, não é um nome obrigatório, ela é escolhida pelo o programador. A semântica do método main() é o ponto de partida da execução de um programa. Todo programa Java deve ter apenas um método main(). Como no exemplo a seguir:
public static void main(String[] args)
O main é o nome do método definido pelo Java. O que está entre parênteses é chamado de parâmetros do método. As palavras “public” e “static” são modificadores e o “void” é o tipo de retorno do método.
Essas palavras “public”, “static”, “void”, e “main” são chamadas de palavras reservadas. Toda palavra reservada tem uma função específica e só podem ser utilizadas para o propósito designado.
No ebook Aprendendo Java para Certificação Java há uma parte falando sobre o método main.
Caso queira baixar o ebook acesse aqui.
Deixe um comentário