Sintaxe e Semântica
Toda linguagem tem sua sintaxe e semântica. Nosso idioma o português tem sintaxes como: “Eu sou…,” “Você é…,” e “Ele é…,” os quais seguem regras para organizar palavras ou frases para criar sentenças.
Qualquer violação da sintaxe será marcada como “erro de sintaxe”. Vejamos duas frases: “Eu sou um estudante” e “Eu sou um carro” as duas tem sintaxe correta, mas “Eu sou um carro” tem semântica errada desde que representa uma lógica errada.
Uma linguagem POO como o Java tem a sua própria sintaxe e semânticas. Java requer que qualquer projeto deva ser baseado em classes e deva ter uma classe que contenha um método main().
No projeto HelloWorld vimos a sintaxe para definir um método main() relacionado com a classe.
A classe main desse projeto é:
public class HelloWorld {}
A palavra “public” que aparece antes da “class” é chamada de modificador de acesso de nível de classe ou modificadores de acesso. Podemos ter o “public” escrito ou não.
A semântica “public” significa que essa classe pode ser acessada de qualquer lugar. Uma classe sem o public especificado, significa que essa classe pode ser acessada apenas por outra se estiver no mesmo pacote.
Um pacote é um grupo de classes. Por exemplo, na linha 1 diz a qual pacote a classe pertence, sendo assim, a classe HelloWorld pertence ao pacote helloworld.
Outra informação importante é que cada classe é um arquivo, e esse arquivo deve ter o mesmo nome da classe. A classe HelloWorld deve ter o nome HelloWorld.java.
A string “HelloWorld” é o nome da classe. Programadores define o nome da classe e esse nome é chamado de identificador. Qualquer identificador pode ser formado utilizando letras, dígitos e underscore com a restrição de que o primeiro carácter deve ser uma letra.
Nome de Classes e Métodos
Uma classe com um nome que faça sentido sempre é a melhor escolha, porque qualquer pessoa que leia o nome pode ter uma ideia do que a classe faz.
A classe HelloWorld tem um par de chaves. Dentro das chaves é chamado de corpo da classe. No projeto HelloWorld contém no corpo o método main().
public static void main(String[] args){}
O método main() também inicia com o identificador “public”, que é chamado de modificador de acesso, porque o método é membro de uma classe. Além de métodos, uma classe pode ter um grupo de atributos ou variáveis como membros.
O modificar de acesso pode ser “public”, “private”, “protected” ou sem nenhuma declaração. O public ou sem nenhuma declaração tem o mesmo efeito, todos tem acesso. O private, significa que apenas membros da classe tem acesso. O protected, significa que apenas quem está no mesmo pacote ou subpacote tem acesso.
Há ainda o “void main(String[] args)” no método main() que é uma sintaxe típica definida pelo um método. Desde que a classe é uma abstração de um objeto, um método dentro da classe é utilizado para codificar o comportamento da classe.
Um método pode fazer computações e retornar resultados ou não retornar nada. A palavra “void” que está no método main(), significa que o método não vai retornar nenhum resultado.
Para os métodos que tem retorno, a palavra void é substituída por um tipo de dado (Exemplo, String, int, double etc.) que será o retorno desse método.
Java tem convenções. Nomes de classe começam com uma letra maiúscula, como na classe HelloWorld. Nome de métodos começam com a letra minúscula, como no método main().
Palavras Reservadas
Um método é reconhecido pela a abertura e fechamento de parênteses. Se um método tiver mais de uma palavra no nome, o nome começa com letra minúscula e a cada nova palavra começa com letra maiúscula. Exemplo, novoMetodoConstruido(). Essa mesma regra serve também para nomear classes, com a diferença já dita, o nome da classe começa com a letra maiúscula.
As palavras “public”, “class”, “static”, “void” e assim por diante, são chamados de “palavras chaves” ou “palavras reservadas”, porque são palavras que a linguagem Java utiliza na sua sintaxe. Se um programador tentar utilizar essas palavras para outro meio que não seja a dela, o programa não conseguirá ser executado.
No ebook Aprendendo Java para Certificação Java há uma parte falando sobre palavras reservadas.
Caso queira baixar o ebook acesse aqui.
Fonte: Learning Java with Games
Deixe um comentário