No Java, existem algumas palavras reservadas para a representação dos tipos de dados básicos que precisam ser manipulados para a construção de programas. Estes tipos de dados são conhecidos como tipos primitivos.
Pode-se dividir os tipos primitivos suportados pelo Java em função da natureza de seu conteúdo.
Há quatro tipos primitivos para a representação de números inteiros, dois tipos primitivos para a representação de números fracionários, um tipo primitivo para representação de caracteres e um tipo primitivo para representação dos valores booleanos.
Existem milhares de classes disponíveis na API do Java e todas são tipos de dados, porém uma classe pode armazenar diversos dados ao mesmo tempo em seus atributos, e realizar tarefas através de seus métodos.
Um tipo primitivo por outro lado, só armazena um único dado e não contém quaisquer métodos para realizar tarefas.
Já para representar textos o Java não possui um tipo primitivo, ele possui uma classe chamada String, que serve para esse propósito, essa classe pode ser usada de modo semelhante a um tipo primitivo e ainda conta com diversos métodos disponíveis nessa classe para realizar diversas operações com o dado armazenado.
Também existem classes para representar cada um dos tipos primitivos. Sempre que for preciso realizar uma operação mais complexa com algum dado, você poderá armazená-la em um objeto da classe correspondente ao invés de utilizar um tipo primitivo.
Assim, poderá fazer uso dos métodos disponíveis nessa classe para realizar diversas operações com o dado armazenado.
Deixe um comentário