Para manter a simplicidade no projeto PrintXmasCard, a mensagem do cartão é um “hard coded”. Definitivamente, seria melhor se a mensagem fosse mutável. Podemos utilizar o JOptionPane para fazer isso, mas a ideia é ter várias mensagens fixas gravadas e não precisar digitar a mensagem.
Para mensagens longas a abordagem de ter arquivos com textos é melhor. Os arquivos poderão estar armazenados em um hard disk, um USB ou outros meios de armazenamentos de arquivos.
Utilizando arquivos de textos temos pelos menos duas vantagens. Primeiro: não há necessidade de ficar digitando a mesma mensagem durante a execução do programa. Segundo: nós podemos criar uma biblioteca com várias mensagens em diferentes arquivos. Com isso o usuário pode escolher uma mensagem para o seu cartão.
Para criar essa funcionalidade temos que fazer os seguintes passos:
1. Localizar o arquivo.
2. Ler o arquivo e transformar a mensagem do arquivo em uma String.
3. Colocar a mensagem lida do arquivo no programa como a mensagem do cartão.
No primeiro passo, não dá para saber como vamos fazer isso, temos que ter mais detalhes desse passo.
1. Especificar o caminho e o nome do arquivo.
2. Saber se o arquivo está no computador ou em alguma URL (universal resource locator).
3. Transformar esse arquivo em um objeto Java.
Caso queira ver uma aula de leitura de arquivo, assine a lista.
Fonte: Learning Java with Games
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