O que é variável?
Variável é uma região de memória reservada para armazenar valores de modo temporário. Carregamos para a memórias as informações que estamos trabalhando em determinado momento porém, sem remove-las do local de origem.
Uma variável representa a unidade básica de armazenamento temporário de dados e compõe-se de um tipo, um identificador (nome) e um escopo.
Seu objetivo é armazenar um dado de determinado tipo primitivo para que possa ser recuperado e aplicado em operações posteriores.
Com Funciona uma Variável
Para compreender como funciona o uso de variáveis é preciso analisar como elas são criadas, de que modo recebem e armazenam dados e como eles são recuperados.
Também é importante entender onde elas podem ser declaradas e onde podem ser utilizadas, tendo em vista seu escopo.
A declaração de uma variável institui o programa a reservar um espaço na memória do computador para que seja possível armazenar um dado de determinado tipo.
A quantidade de memória reservada para uma variável é definida com base no seu tipo.
Para uma variável do tipo int, por exemplo, serão reservados 4 bytes (32 bits). Para uma variável do tipo double, por outro lado, serão reservados 8 bytes (64 bits).
A especificação do tipo de dado de uma variável é que determina quanto de memória deve ser reservada para ser possível armazenar um valor e impedir que um dado de tipo diferente seja atribuído a ela.
Se uma variável do tipo int é declarada, 4 bytes de memória são reservados para ela e não será permitido atribuir-lhe, por exemplo, um valor do tipo double, que precisa de 8 bytes para sua representação.
A importância de Identificar uma Variável
A importância do identificador da variável também é evidente. É através dele que você irá se referir a ela no código para lhe atribuir algum dado ou para recuperar um dado que foi armazenado.
É graças aos identificadores das variáveis que você não precisará se referir diretamente a posições de memória para armazenar e recuperar valores de tipos primitivos.
Imagine uma variável como um apelido para uma posição da memória do computador onde um dado de determinado tipo pode ser armazenado e consultado.
O seu identificador será utilizado por você parar gravar e recuperar dados na posição de memória para a qual a variável aponta.
Fonte: Livro: Programação de Computadores Em Java – Rui Rossi dos Santos
Deixe um comentário